Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sportALL

Desporto para Todos!

sportALL

Desporto para Todos!

Massa Crítica em Portugal

A primeira MC em Portugal aconteceu em Lisboa em 2003 (por volta de Maio?) e contou com 14 pessoas, e o seu início e desenvolvimento foi promovido pelo GAIA, uma Organização Não-Governamental de Ambiente.

 

Para que servem as bicicletadas?
. Divulgar e promover o uso da bicicleta e outros veículos não motorizados como meios de transporte viáveis;
. Criar condições favoráveis ao uso da bicicleta como meio de transporte – tornando as cidades mais hospitaleiras;
. Tornar mais ecológica e saudável a mobilidade urbana.

 

Quem organiza a bicicletada?
Em Portugal é promovida pela Massa Crítica (MC), uma “coincidência não organizada”. É um conjunto não hierárquico de cidadãos que cooperam para realizar estes passeios. A MC é apartidária, não representa ou segue qualquer orientação ideológica nem tem fins lucrativos.

 

Onde se realizam?
As Bicicletadas realizam-se em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Portimão e em mais cerca de 350 cidades de todo o mundo. Em Lisboa têm início no Marquês de Pombal, no Porto começa na Praça dos Leões, em Coimbra no Largo da Portagem, em Aveiro na Praça da Ponte e em Portimão na Fortaleza

 

Quando se realizam?
As Bicicletadas realizam-se sempre na última sexta-feira de cada mês, às 18h em Lisboa, no Porto, em Coimbra e em Aveiro, faça chuva ou faça sol.

 

Quem pode participar?
Qualquer pessoa animada pelas mesmas intenções que a MC pode participar. Basta aparecer no local e hora habituais com a sua bicicleta ou veículo similar. Se quiser trazer um/a amigo/a tanto melhor.

 

O trajecto de uma bicicletada é difícil?
Não. É sempre um percurso urbano traçado para poder ser cumprido por qualquer condição física. A velocidade é sempre baixa, determinada pelo mais lento dos participantes. Habitualmente o passeio dura 1,5 ou 2 horas.
 

 

IN: www.massacriticapt.net

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.