Este blog surge da necessidade de participar e assistir a eventos de sobre desporto, ultrapassando as dificuldades actuais e gerais em termos económicos, continuando da forma mais barata possível a ver e sentir o desporto local, regional, nacional e internacional.

 

CULTURA | SEMPRE | TODO O ANO

 

Follow

 

Sábado, 5 de Maio de 2018

A maior ecopista de Portugal leva-o a pedalar num cenário paradisíaco

Esteve abandonada durante 23 anos. Foi inaugurada em 2011 e tem um percurso incrível de quase 50 quilómetros.

 

opista do Dão é a mais longa do país com uma extensão de 49,2 quilómetros. Foi inaugurada em 2011, após um encerramento de 23 anos da antiga Linha do Dão, que havia sido criada em 1890. É um percurso que exige uns bons pulmões para quem tiver a ousadia de o percorrer a pé, pelo que levar uma bicicleta é a melhor e a mais comum opção por quem lá passa.

Este trilho começa em Santa Comba Dão junto à margem do rio Dão e do seu afluente, o rio Paiva. Trata-se de um caminho que percorre a antiga linha de comboios, seguindo o curso do rio e as suas curvas, tendo sempre como paisagem de fundo a natureza típica da região. Faz a ligação entre os concelhos de Dão, Tondela e Viseu. Há ainda 11 percursos diferentes que pode fazer pela ecopista.

O caminho é feito praticamente a descer e tem uma duração de aproximadamente três horas. Não tem grandes desníveis e o pavimento de cimento está organizado por cores: azul para Dão, verde para Tondela e vermelho para Viseu. Quando deixar de ver o rio, vai entrar numa zona onde predomina a flora autóctone das serras beirãs, entre os quais se destacam os sobreiros, os castanheiros e os carvalhos.

Ao chegar a Viseu, vai deparar-se com várias aldeias, vinhas e campos cultivados. Prepare-se, equipe bem a bicicleta e vá à aventura.

 

Localidade: Santa Comba Dão, Viseu
Distância: 49,2 km
Dificuldade: Difícil
Treino: trekking e BTT

 

Powered by Wikiloc
 
Fonte: https://4men.pt/treino/maior-ecopista-portugal-pedalar-cenario-paradisiaco/

publicado por gruponet às 13:30
link do post | comentar | favorito
partilhar
Terça-feira, 1 de Maio de 2018

Inscrições abertas: Passeio de Bicicleta 'Dia 1 de Portugal' (Guimarães, 24 de junho)

Inscrições gratuitas e limitadas (oferta de t-shirt)
PASSEIO DE BICICLETA DIA 1 DE PORTUGAL

 

Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques. As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas online: aqui

A 10ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa". Este ano a iniciativa associa-se às atividades locais a realizar no âmbito do projeto "SW-UP Sport for Women in Urban Places" que tem como propósito aumentar a participação das mulheres no desporto e atividades físicas ao ar livre em áreas urbanas de vários estados membros da União Europeia.

A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, oferecida pela Liberty Seguros, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial (no Centro Histórico de Guimarães) efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, termina o Mini Passeio.

O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms mas que se alonga para cerca de 25 kms (acumulado positivo de 750 metros) com o passeio inicial pelo Centro Histórico de Guimarães e com o acesso final ao local de partida/chegada. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesFederação Portuguesa de CiclismoLiberty SegurosCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignTempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de GuimarãesVitrus AmbienteAFAcycles, SalvaggioControlsafe, EyemotionGuimarpeixeHotel ibis - GuimarãesEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Interfios, Pevigel, FNAC - Guimarães, Odisseias, Junta de Freguesia da Costa e Remax GO (Azurém - Quintã / Guimarães).

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015).

 

As inscrições para o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal devem ser efetuadas online (aqui).

 

ACM no Facebook
 

ACM - Associação de Ciclismo do Minho
Rua das Violetas, nº 600
Urbanização da Atouguia, Bloco A, 2ª fase
4810-059 Guimarães
Telefone: 253 416946 - Telefax: 253 408839


publicado por gruponet às 13:30
link do post | comentar | favorito
partilhar
Sexta-feira, 27 de Abril de 2018

Propostas para fins-de-semana ativos

Está na hora. Os dias estão mais longos, o verão está à porta e o corpo pede para se mexer. Por isso, aproveite as iniciativas do programa Almada em Forma. São ao fim de semana, ao ar livre e totalmente gratuitas, a partir de 5 de maio.

 

Há yoga, canoagem, windsurf, caminhadas, golfe, zumba, skate e muito mais para experimentar através deste programa municipal, a funcionar entre maio e outubro.  

Atenção que algumas atividades requerem inscrição prévia.

Já no primeiro fim-de-semana de maio, pode trazer a família à Cãominhada e passear os animais sem dono do Canil da Aroeira.

Ou aprender Karaté Shotokai, uma técnica de defesa pessoal, nos relvados do Parque da Paz.

Também pode agarrar na bicicleta e fazer um passeio de BTT circular entre Almada e a Ponta do Mato (Seixal).

E porque não perder a vergonha e experimentar uma aula de Capoeira e Maculelê, que unem a expressão teatral e a dança?

O que não pode é ficar em casa.

Consulte a programação prevista para maio e junho, desafie a família e os amigos e usufrua destes dias longos. Vai ver que lhe toma o gosto.

 

Consulte aqui o programa completo para os meses de maio e junho de 2018.

 

Fonte: http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=noticias_detalhe&noticia_detalhe_qry=BOUI=569724336&noticia_titulo_qry=BOUI=569724336


publicado por gruponet às 13:30
link do post | comentar | favorito
partilhar

.passa a palavra

Tens conhecimento de algum evento desportivo que queiras partilhar? Envia um email para: gruponet @ sapo.pt

.participar

. participe neste blog

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Junho 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29


.posts recentes

. Está de volta o mega esco...

. Record Challenge Park: ma...

. 2º Algarve Fitness Challe...

.arquivos

.mais sobre mim

.links