Quarta-feira, 21 de Março de 2018

Saia da cama para descobrir o maior passadiço do Algarve

A praia de Alvor, em Portimão, foi alvo de uma enorme requalificação em 2016.

 

de do verão de 2016 que Portimão pode orgulhosamente afirmar que tem o maior passadiço do Algarve. O caminho pedonal de Alvor é ainda um dos maiores do País, tendo sido inaugurado naquele ano, depois de uma década de avanços e recuos por parte da autarquia.

Esta estrutura tem uma extensão de seis quilómetros e liga a Praia dos Três Irmãos à Ria de Alvor em toda a frente de mar, ao longo do cordão dunar. A zona tem ainda dois parques estacionamento com capacidade para mais de mil carros.

O projeto resultou da terceira fase do Plano de Intervenção na Frente de Mar Alvor, que estava pendente desde 2007. A zona envolvente à praia de Alvor entrou num estado de degradação após a empresa que explorava apartamentos na área ter declarado falência no pós 25 de abril.

Antes das obras (que foram cofinanciadas pelo Grupo Pestana, em 300 mil euros), a praia de Alvor tinha dois acessos. Agora são oito. O passadiço tem uma altura de cerca de um metro, sendo ideal para uma corrida matinal ou para um passeio em família no final do dia. E, se estiver bom tempo, pode sempre pegar na bicicleta e pedalar um pouco antes de dar um mergulho. É só escolher a praia certa.

 

Local: Alvor, Portimão, Algarve
Distância: 6 km
Dificuldade: Fácil
Treino: trekking e BTT

 

 

Fonte: https://4men.pt/treino/saia-cama-para-descobrir-o-maior-passadico-do-algarve/


publicado por gruponet às 13:30
link do post | comentar | favorito
partilhar
Quinta-feira, 8 de Março de 2018

Provas europeias de surf em grande destaque na Costa

O Caparica Primavera Surf Fest 2018 realiza-se de 22 a 31 de março. Para a World Surf League este é um festival «de características únicas em toda a Europa».

 

O cartaz desportivo do Caparica Primavera Surf Fest (CPSF) 2018 reúne três categorias de competição da World Surf League (WSL): o Mundial de Qualificação com o Caparica Pro (QS 1000), o Caparica Junior Pro (WSL Junior Tour) e o Circuito Mundial de Longboard (Caparica Longboard Pro).

 

Mil atletas na Costa
 
De 22 a 31 de março, a Costa da Caparica, durante o CPSF 2018, reúne 25 provas de uma dezena de modalidades de ondas, do surf ao longboard, do bodyboard ao bodysurf, sem esquecer o windsurf, o kitesurf, o kayaksurf, o sup ou o skim.
 
São mais de mil atletas que vão disputar dez provas internacionais, sete campeonatos nacionais, oito campeonatos regionais e nove provas de exibição.
 
Para assistir às várias competições desportivas a entrada é livre.
 
Cartaz desportivo CPSF 2018
 
Mais informações
www.caparica-primaverasurffest.pt
www.facebook.com/caparica-primaverasurffest 
 
Fonte: http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=noticias_detalhe&noticia_detalhe_qry=BOUI=557352012&noticia_titulo_qry=BOUI=557352012

publicado por gruponet às 13:30
link do post | comentar | favorito
partilhar
Quinta-feira, 1 de Fevereiro de 2018

Há um trilho escondido em Gaia para percorrer a pé, a correr ou de BTT

Não chega aos cinco quilómetros e pode fazê-lo em qualquer altura do ano.

Paisagens naturais e percursos para percorrer é coisa que não falta em Portugal. Por todo o País encontram-se trilhos que pode fazer sozinho, acompanhado, a caminhar, a correr ou em cima de uma bicicleta. Este é um desses trilhos e que muitos podem nem conhecer, até porque está bem perto do centro do Porto.

O Trilho do Rio Febros fica do outro lado da margem, em Vila Nova de Gaia, e que foi homologado em 2015 pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e pela European Ramblers’ Association/Fédération Européenne Randonnée Pédestre (ERA-EWV-FERP).

É um caminho essencialmente pedestre, mas isso não impede que o possa fazer a correr, só que se o fizer, talvez não aproveite a beleza da paisagem. Tem uma extensão de nove quilómetros (ida e volta) e é um caminho que corre as freguesias de Avintes, Vilar do Andorinho e Oliveira do Douro.

Demora sensivelmente duas horas a percorrer e não precisa de ficar preocupado com os seus pulmões, até porque o caminho não o vai obrigar a grandes subidas e descidas, já que a altura acumulada é de apenas 561 metros. Pode enfrentar algumas subidas um pouco mais acentuadas ao final do primeiro quilómetros e à entrada para os últimos mil metros, mas nada que só esteja à altura dos ultramaratonistas.

Pode dar início ao percurso no Parque Biológico de Gaia, em Avintes, sendo que ao longo do percurso é possível observar o património natural biológico e geológico da região, com diversas espécies da fauna e flora portuguesas. Se preferir, pode começar o trilho na outra ponta, na foz do rio Febros, junto ao Douro.

É o rio que dá o nome a este caminho, até porque o acompanha durante quase cinco quilómetros. É o último afluente da margem esquerda do rio Douro e nasce no Lugar das Corgas, em Seixezelo e percorre 15 quilómetros até ao Cais do Esteiro, onde desagua.

Ao longo do percurso é possível acompanhar a história de uma vila onde o rio teve uma importância crucial no desenvolvimento económico da região, graças aos moinhos que aproveitavam a força da água e que ainda existem subsistem na zona, embora desativados. Alguns chegaram mesmo a ser transformados em habitações. Encontrará também no trilho do Rio Febros monumentos com séculos de existência como pontes de cimento, alvenaria e ferro, espigueiros, entre outros.

 

Localidade: Vila Nova de Gaia
Distância: 4,5 km (ida); 9 km (ida e volta)
Dificuldade: Fácil
Para: trekking, trail running, BTT

 

Powered by Wikiloc
 
Fonte: https://4men.pt/treino/trilhos-para-fazer-em-portugal-trilho-do-rio-febros/

publicado por gruponet às 13:30
link do post | comentar | favorito
partilhar

.passa a palavra

Tens conhecimento de algum evento desportivo que queiras partilhar? Envia um email para: gruponet @ sapo.pt

.participar

. participe neste blog

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Junho 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29


.posts recentes

. Está de volta o mega esco...

. Record Challenge Park: ma...

. 2º Algarve Fitness Challe...

.arquivos

.mais sobre mim

.links