Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sportALL

Desporto para Todos!

sportALL

Desporto para Todos!

A maior ecopista de Portugal leva-o a pedalar num cenário paradisíaco

Esteve abandonada durante 23 anos. Foi inaugurada em 2011 e tem um percurso incrível de quase 50 quilómetros.

 

opista do Dão é a mais longa do país com uma extensão de 49,2 quilómetros. Foi inaugurada em 2011, após um encerramento de 23 anos da antiga Linha do Dão, que havia sido criada em 1890. É um percurso que exige uns bons pulmões para quem tiver a ousadia de o percorrer a pé, pelo que levar uma bicicleta é a melhor e a mais comum opção por quem lá passa.

Este trilho começa em Santa Comba Dão junto à margem do rio Dão e do seu afluente, o rio Paiva. Trata-se de um caminho que percorre a antiga linha de comboios, seguindo o curso do rio e as suas curvas, tendo sempre como paisagem de fundo a natureza típica da região. Faz a ligação entre os concelhos de Dão, Tondela e Viseu. Há ainda 11 percursos diferentes que pode fazer pela ecopista.

O caminho é feito praticamente a descer e tem uma duração de aproximadamente três horas. Não tem grandes desníveis e o pavimento de cimento está organizado por cores: azul para Dão, verde para Tondela e vermelho para Viseu. Quando deixar de ver o rio, vai entrar numa zona onde predomina a flora autóctone das serras beirãs, entre os quais se destacam os sobreiros, os castanheiros e os carvalhos.

Ao chegar a Viseu, vai deparar-se com várias aldeias, vinhas e campos cultivados. Prepare-se, equipe bem a bicicleta e vá à aventura.

 

Localidade: Santa Comba Dão, Viseu
Distância: 49,2 km
Dificuldade: Difícil
Treino: trekking e BTT

 

Powered by Wikiloc
 
Fonte: https://4men.pt/treino/maior-ecopista-portugal-pedalar-cenario-paradisiaco/