Descubra os espaços verdes de almada
Mostramos-lhe a rede municipal de parques e jardins
O concelho oferece-lhe mais de 50 parques e jardins públicos. Leia, caminhe, corra, pedale. Contemple, namore, escreva, desenhe. Acima de tudo, faça uso destes espaços, especialmente agora que os dias estão maiores.
Em maio, damos enfoque à rede de jardins públicos e parques urbanos que, apesar de terem a mão humana, se transfiguram ao longo de todo o ano, tornando-se inesgotáveis lugares de descoberta.
Além do incontornável Parque da Paz, o pulmão verde da cidade, espalham-se por todo o concelho mais 13 parques e 40 jardins. Apesar de, na maioria, se situarem em meio urbano, é neles que podemos acompanhar os ciclos da natureza, conhecer a biodiversidade existente, praticar um estilo de vida ativo e encontrar momentos únicos.
Piqueniques em família, caminhadas entre amigos, o silêncio entre si e um bom livro - há muito para fazer nos parques e jardins do concelho.
Onde se localizam, quais as dimensões, o que se pode fazer em cada um deles, é o que pretendemos revelar nestas páginas.
A natureza pela mão do homem
A rede municipal de espaços verdes oferece uns de maiores dimensões, os parques urbanos, mas também jardins públicos, de menor dimensão, espalhados pelo concelho.
Cada um, à sua maneira, permite sugerir a quem vive, trabalha ou visita Almada, momentos de contemplação, descontração, atividades de desporto, sensibilização ambiental, educação rodoviária, mas acima de tudo, lugares de liberdade para onde podemos fugir sempre que nos apetecer.
Desde os grandes parques às pequenas áreas ajardinadas, atualmente existem 604 espaços verdes de gestão municipal, que correspondem a uma área total de 185 hectares.
A sua manutenção é garantida pelos serviços da autarquia, num setor que conta com 109 trabalhadores, dos quais 72 são jardineiros e seis viveiristas. O Parque da Paz e Parque Urbano do Pragal dispõem de uma equipa própria (26 pessoas, das quais 21 operacionais no terreno).
Diariamente garantem todos os trabalhos para manter e alindar estes locais por onde gostamos de passear: plantação, tratamentos, regas, podas, limpeza de caldeiras, mas também o indispensável corte de relva, adubações e fertilizações, limpeza dos espelhos de água, renovação e conservação de floreiras, entre muitas outras tarefas.
Só em 2014, a Câmara procedeu à plantação de 393 árvores, 1802 arbustos, 2822 flores sazonais e 10 025 plantas anuais.
Novo jardim urbano no Monte de Caparica
O mais recente espaço verde nasceu junto à Escola Básica do 1.º ciclo n.º1 do Monte de Caparica.
Conta com mais de 3000 m2 de área e faz a ligação pedonal e confortável desde o centro do Monte de Caparica até à escola.
Dispõe de área de recreio infantil, equipamento de atividades seniores, zonas de estadia e de contemplação, um anfiteatro e palco aproveitando o desnível natural e as espécies vegetais espontâneas nesta região.
Rua Chafariz Público, Caparica
Coordenadas GPS
38° 39’ 46.465” N 9° 11’ 45.442” W
Parque da Paz
Localização: Av. Arsenal do Alfeite n.º 10, Quinta do Ministro, Feijó
Área: 600 000 m2
Valências: Monumento à Paz, quiosque, bancos e zonas de estadia, painéis informativos para observação de aves, ciclovia, dois parques de estacionamento, sanitários públicos
Transportes: Transportes Sul do Tejo, Metro Sul do Tejo
Coordenadas: GPS Latitude 38° 39.771” N, Longitude 9° 09.828” W
Horário: Não tem
O Parque da Paz rompe a malha urbana da cidade e oferece extensos relvados, zonas de mata densa, lugares mais intimistas e um espelho de água com 20 mil m2. A ligar todas estas áreas, uma rede de caminhos, com quase 10 km e uma ciclovia.
A biodiversidade é igualmente surpreendente: há cerca de 115 espécies de árvores arbustos e herbáceas, mais de 60 espécies de aves, além de outros grupos de animais tais como anfíbios, répteis, mamíferos, peixes e invertebrados. De maio a setembro há atividades desportivas gratuitas, promovidas pela Câmara Municipal. Andar de bicicleta, caminhar, correr, passear, ler um livro, jogar à bola, fazer um piquenique, aqui há liberdade para fazer tudo. A liberdade é, aliás,
a grande característica deste parque, que começou a ser planeado logo após a Revolução de Abril.
Jardim do Rio
Localização: Olho de Boi, Almada
Área: 6500 m2
Valências: Elevador panorâmico, zona relvada com bancos, fontanário de 1736, Museu Naval, restaurantes
Transportes: Transportes Sul do Tejo, Metro Sul do Tejo
Coordenadas: GPS Latitude 38° 41.032’ N, Longitude 9° 09.683’ W
Horário: Não tem
Localiza-se junto às águas de um dos maiores estuários da Europa.
O acesso ao Jardim do Rio faz-se pelo elevador da Boca do Vento ou através do Cais do Ginjal.
Na relva, de frente à capital e com o rio Tejo aos nossos pés, podemos contemplar a paisagem de hoje, mas também imaginar como era tudo isto há alguns séculos: no tempo dos Descobrimentos, as naus e caravelas abasteciam-se de água doce na nascente aqui mesmo ao lado, hoje a Fonte da Pipa. Era aqui também que se juntavam homens e mulheres, que carregavam a braços ou em cima de burros a água até ao topo da vila, num tempo em que não havia
água canalizada.
A dois passos, está o Museu Naval, onde se conta a história desta importante indústria no concelho.
Este jardim tem 15 anos.
Parque Urbano do Pragal
Localização: Rua Abel Salazar, Pragal
Área: 80 000 m2
Valências: Parque infantil, ginásio ao ar livre, equipamento para a população sénior
Transportes: Transportes Sul do Tejo, Metro Sul do Tejo
Coordenadas: GPS Latitude 38° 40’ 16.493” N, Longitude 9° 10’ 17.188” W
Horário: Não tem
Está já a tomar forma esta nova mancha verde, que terá ligação ao Parque da Paz, através de uma passagem pedonal e ciclável (aérea) sobre o IC20.
Tem características paisagísticas semelhantes, mas acrescenta equipamentos de lazer e desporto para todas as idades, além da ampla rede de caminhos.
Pinheiros, carvalhos, sobreiros, oliveiras, ameixoeiras-de-jardim, olaias e plátanos vão ser plantados neste novo parque urbano, onde os caminhos vão ter o aroma do rosmaninho, medronheiro e estevinha.
Jardim Botânico o Chão das Artes
Localização: Rua da Cerca, Almada
Área: 5700 m2
Valências: Miradouro, anfiteatro, estufa
Transportes: Transportes Sul do Tejo, Metro Sul do Tejo, Flexibus
Coordenadas: GPS Latitude 38° 41.014’ N, Longitude 9° 09.554’ W
Horário: Terça a sexta – 10h00 às 17h30; sábado e domingo – 13h00 às 17h30; encerra segundas e feriados
Situa-se no topo da cidade, oferece vistas deslumbrantes sobre Lisboa e o rio Tejo e transfigura-se de ano para ano, adaptando-se à programação da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, do qual faz parte.
Baseia-se no modelo de jardim tradicional português de quinta de recreio, que a própria Casa da Cerca foi outrora, mas é pioneiro ao articular as vertentes científica e artística.
Nas diferentes áreas, encontramos espécie botânicas cujos componentes vegetais originam materiais que dão corpo, forma e inspiração à realização artística. Funciona desde junho de 2001.
Jardim Urbano
Localização: Av. Afonso de Albuquerque, Costa da Caparica
Área: 140 000 m2
Valências: Parques infantis e juvenis, campos de jogos e de ténis, restaurantes, zona de merendas, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, acesso à praia, sanitários, parque de estacionamento
Transportes: Transportes Sul do Tejo, ciclovia (com ligação ao barcos da Transtejo, na Trafaria)
Coordenadas: GPS Latitude 38° 38.926’ N, Longitude 9° 14.249’ W
Horário: Domingo a quinta - 8h00 às 22h00. Sexta e sábado - 08h00 às 24h00
Nestes 14 hectares de área, encostados à linha da praia, pode contar com espaços de diversão, recintos desportivos, área de merendas, zona de restauração e um núcleo de sensibilização ambiental.
Para as famílias há dois parques infantis e um espaço juvenil onde, além dos equipamentos tradicionais, não faltam pedras para escalar, um slide e carrosséis de cordas e pneus.
Os adeptos do desporto dispõem de três campos de ténis e um polidesportivo, com um balneário de apoio.
Em agosto este recinto, inaugurado em 2008, recebe o festival de verão O Sol da Caparica.
Parque Aventura
Localização: Rua Eugénio Salvador, Charneca de Caparica
Área: 23 500 m2
Valências: Espaço de recreio infantil, parede de escalada, pista de cortamato e BTT, mesas de merendas, sanitários públicos
Transportes: Transportes Sul do Tejo
Coordenadas: GPS Latitude 38° 36´ 38. 8” N, Longitude 9° 11´0.8” W
Horário: Abertura - 9h00 todos os meses do ano. Encerramento - 19h00 (inverno), 21h00 (verão)
Foi projetado com total respeito pela morfologia do terreno e vegetação espontânea da região e por isso andar de BTT, caminhar ou correr neste espaço verde é um desafio. Os caminhos atravessam áreas de pinheiros mansos, bravos, sobreiros, urzes, plantas aromáticas, medronheiros, aroeiras e flores silvestres, espécies identificadas através de painéis informativos.
A zona de merendas deixa-nos no meio de prados naturais e as zonas relvadas estão estrategicamente colocadas nas clareiras, para saborearmos o sol.
Para os mais pequeninos há uma aranha em corda, uma parede para escalar e um escorrega. Este espaço verde, localizado junto às piscinas na Charneca de Caparica, funciona desde 2009.
Parque Multiusos
Localização: Quinta do Bom Retiro, Sobreda
Área: 73 500 m2
Valências: Monumento à Mulher, parque infantil, rampas de skate/bmx, circuito de manutenção, zona de merendas,
parque de estacionamento
Transportes: Transportes Sul do Tejo
Coordenadas: GPS Latitude 38° 38.211’ N, Longitude 9° 10.720’ W
Horário: Não tem
Junto às piscinas municipais na Sobreda nasceu, em 2009, este espaço de encontro e fruição que pretende juntar várias gerações.
Os mais novos contam com um parque infantil, os adolescentes e jovens uma área para andar de skate ou BMX, os adultos um circuito de manutenção para fazer desporto de forma gratuita.
O espaço oferece ainda mesas e bancos, para almoçar ou lanchar nos dias soalheiros. Nestes sete hectares destaca-se ainda o Monumento à Mulher, assinado por Lucinda Almeida e João Rodrigues, que homenageia nomes mundialmente conhecidos, mas em particular os das portuguesas que se destacaram na luta pela democracia.
Parque Luis Sá
Localização: Rua dos Eucaliptos, Laranjeiro
Área: 14 000 m2
Valências: Espaço de recreio infantil, zona de merendas, elementos de arte pública
Transportes: Transportes Sul do Tejo, Metro Sul do Tejo, Fertagus
Coordenadas: GPS Latitude 38° 39´ 11.7” N, Longitude 9° 9´ 3.8” W
Horário: Não tem
Está inserido numa zona habitacional e oferece uma zona de pinheiros mansos de porte generoso, mesas, bancos, espaço de recreio infantil e áreas relvadas.
Integra um elemento escultórico do escultor António Júlio, dedicado à fraternidade e um memorial a Luís Sá, do Mestre Rogério Ribeiro.
Foi inaugurado em 2000.
Parque Urbano das Quintinhas
Localização: Rua das Quintinhas, Charneca de Caparica
Área: 54 000m2
Valências: Espaçoinfantil de recreio, zona de merendas, Slide, prados, circuito de manutenção, parque de estacionamento
Transportes: Transportes Sul do Tejo
Coordenadas: GPS Latitude 38° 36´ 13.1” N, Longitude 9° 10´ 50.0” W
Horário: Não tem
Este é o terceiro maior parque urbano municipal do concelho, oferecendo mais de cinco hectares de espaços naturalizados.
Os pinheiros-mansos de grandes dimensões e o pequeno grupo de pinheiro-bravo junto à linha de água destacam-se da vegetação existente, na sua maior parte espontânea e representativa da vegetação mediterrânica. A ladear os caminhos, existem medronheiros, loureiros, giestas, tamargueiras e aroeiras.
Conta com três áreas de recreio para diferentes faixas etárias apoiadas por zonas de estadia com mesas de piquenique.
Foi aberto em julho de 2001.
Parque Comandante Júlio Ferraz
Localização: Avenida Dona Leonor/Rua Garcia de Orta, Almada
Área: 19 000 m2
Valências: Monumento à Liberdade, anfiteatro natural, ginásio ao ar livre, Fórum Municipal Romeu Correia, zona comercial, restauração, supermercado, parque de estacionamento subterrâneo
Transportes: Transportes Sul do Tejo, Metro Sul do Tejo
Coordenadas: GPS Latitude: 38° 40´ 39.1” N, Longitude 9° 9´ 21.5” W
Horário: Não tem
Localizado no centro da cidade, esta área verde oferece-se como um anfiteatro natural, com vistas soberbas sobre o estuário e o Alfeite, bancos de jardim, amplos relvados e sombras generosas debaixo dos choupos de porte notável para uma cidade.
A sua localização beneficia ainda da proximidade de equipamentos culturais como o Teatro Municipal, onde acontecem espetáculos de teatro, dança e música, e o Fórum Municipal Romeu Correia, onde podemos requisitar um livro para aqui ler descontraidamente.
Foi inaugurado pela Câmara Municipal de Almada em fins da década de 70 do século XX.
Centro Terciário de Lazer e Desporto
Localização: Rua Varela Silva, Sobreda
Área: 5500 m2
Valências: dois campos de ténis, polidesportivo, espaço infantil de recreio, café-restaurante, mercado municipal, supermercado, parque de estacionamento
Transportes: Transportes Sul do Tejo, Fertagus
Coordenadas: GPS Latitude 38° 38´ 47.0” N, Longitude 9° 10´ 53.1” W
Horário: Não tem
Este parque verde integra-se no centro de lazer e desporto da Sobreda. Os mais novos têm uma área de recreio infantil, debaixo de um sobreiro de grande porte. Não faltam recintos desportivos, zonas relvadas, bancos e um agradável espaço de restauração com esplanada, com vistas para o parque.
Funciona desde 2007.
Jardim Dr. Alberto Araújo
Localização: Av. D. João I / Rua Cândido Capilé, Almada
Área: 5400 m2
Valências: Lago, painel de azulejos de Manuel Cargaleiro, parque infantil, Igreja Nova de Almada
Transportes: Transportes Sul do Tejo, Metro Sul do Tejo, Flexibus
Coordenadas: GPS Latitude 38° 40´ 39.1” N, Longitude 9° 9´ 21.5” W
Horário: Não tem
Nasceu nos anos 50 do século XX, no centro da cidade de Almada.
Há bancos de madeira, canteiros floridos, parque infantil e árvores frondosas e de sombra generosa.
Destaca-se ainda a zona do lago, decorada com um painel de cerâmica do pintor Manuel Cargaleiro, um dos primeiros investimentos na arte pública no concelho de Almada.
IN: www.m-almada.pt