Este blog surge da necessidade de participar e assistir a eventos de sobre desporto, ultrapassando as dificuldades actuais e gerais em termos económicos, continuando da forma mais barata possível a ver e sentir o desporto local, regional, nacional e internacional.

 

CULTURA | SEMPRE | TODO O ANO

 

Follow

 

Quinta-feira, 1 de Fevereiro de 2018

Há um trilho escondido em Gaia para percorrer a pé, a correr ou de BTT

Não chega aos cinco quilómetros e pode fazê-lo em qualquer altura do ano.

Paisagens naturais e percursos para percorrer é coisa que não falta em Portugal. Por todo o País encontram-se trilhos que pode fazer sozinho, acompanhado, a caminhar, a correr ou em cima de uma bicicleta. Este é um desses trilhos e que muitos podem nem conhecer, até porque está bem perto do centro do Porto.

O Trilho do Rio Febros fica do outro lado da margem, em Vila Nova de Gaia, e que foi homologado em 2015 pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e pela European Ramblers’ Association/Fédération Européenne Randonnée Pédestre (ERA-EWV-FERP).

É um caminho essencialmente pedestre, mas isso não impede que o possa fazer a correr, só que se o fizer, talvez não aproveite a beleza da paisagem. Tem uma extensão de nove quilómetros (ida e volta) e é um caminho que corre as freguesias de Avintes, Vilar do Andorinho e Oliveira do Douro.

Demora sensivelmente duas horas a percorrer e não precisa de ficar preocupado com os seus pulmões, até porque o caminho não o vai obrigar a grandes subidas e descidas, já que a altura acumulada é de apenas 561 metros. Pode enfrentar algumas subidas um pouco mais acentuadas ao final do primeiro quilómetros e à entrada para os últimos mil metros, mas nada que só esteja à altura dos ultramaratonistas.

Pode dar início ao percurso no Parque Biológico de Gaia, em Avintes, sendo que ao longo do percurso é possível observar o património natural biológico e geológico da região, com diversas espécies da fauna e flora portuguesas. Se preferir, pode começar o trilho na outra ponta, na foz do rio Febros, junto ao Douro.

É o rio que dá o nome a este caminho, até porque o acompanha durante quase cinco quilómetros. É o último afluente da margem esquerda do rio Douro e nasce no Lugar das Corgas, em Seixezelo e percorre 15 quilómetros até ao Cais do Esteiro, onde desagua.

Ao longo do percurso é possível acompanhar a história de uma vila onde o rio teve uma importância crucial no desenvolvimento económico da região, graças aos moinhos que aproveitavam a força da água e que ainda existem subsistem na zona, embora desativados. Alguns chegaram mesmo a ser transformados em habitações. Encontrará também no trilho do Rio Febros monumentos com séculos de existência como pontes de cimento, alvenaria e ferro, espigueiros, entre outros.

 

Localidade: Vila Nova de Gaia
Distância: 4,5 km (ida); 9 km (ida e volta)
Dificuldade: Fácil
Para: trekking, trail running, BTT

 

Powered by Wikiloc
 
Fonte: https://4men.pt/treino/trilhos-para-fazer-em-portugal-trilho-do-rio-febros/

publicado por gruponet às 13:30
link do post | comentar | favorito
partilhar

.passa a palavra

Tens conhecimento de algum evento desportivo que queiras partilhar? Envia um email para: gruponet @ sapo.pt

.participar

. participe neste blog

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Junho 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29


.posts recentes

. Está de volta o mega esco...

. Record Challenge Park: ma...

. 2º Algarve Fitness Challe...

.arquivos

.mais sobre mim

 

subscrever feeds

 

. receba Posts por email:

distribuído por FeedBurner

.links

RSS Feed Widget
Tempo Lisboa