Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sportALL

Desporto para Todos!

sportALL

Desporto para Todos!

Há um trilho escondido em Gaia para percorrer a pé, a correr ou de BTT

Não chega aos cinco quilómetros e pode fazê-lo em qualquer altura do ano.

Paisagens naturais e percursos para percorrer é coisa que não falta em Portugal. Por todo o País encontram-se trilhos que pode fazer sozinho, acompanhado, a caminhar, a correr ou em cima de uma bicicleta. Este é um desses trilhos e que muitos podem nem conhecer, até porque está bem perto do centro do Porto.

O Trilho do Rio Febros fica do outro lado da margem, em Vila Nova de Gaia, e que foi homologado em 2015 pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e pela European Ramblers’ Association/Fédération Européenne Randonnée Pédestre (ERA-EWV-FERP).

É um caminho essencialmente pedestre, mas isso não impede que o possa fazer a correr, só que se o fizer, talvez não aproveite a beleza da paisagem. Tem uma extensão de nove quilómetros (ida e volta) e é um caminho que corre as freguesias de Avintes, Vilar do Andorinho e Oliveira do Douro.

Demora sensivelmente duas horas a percorrer e não precisa de ficar preocupado com os seus pulmões, até porque o caminho não o vai obrigar a grandes subidas e descidas, já que a altura acumulada é de apenas 561 metros. Pode enfrentar algumas subidas um pouco mais acentuadas ao final do primeiro quilómetros e à entrada para os últimos mil metros, mas nada que só esteja à altura dos ultramaratonistas.

Pode dar início ao percurso no Parque Biológico de Gaia, em Avintes, sendo que ao longo do percurso é possível observar o património natural biológico e geológico da região, com diversas espécies da fauna e flora portuguesas. Se preferir, pode começar o trilho na outra ponta, na foz do rio Febros, junto ao Douro.

É o rio que dá o nome a este caminho, até porque o acompanha durante quase cinco quilómetros. É o último afluente da margem esquerda do rio Douro e nasce no Lugar das Corgas, em Seixezelo e percorre 15 quilómetros até ao Cais do Esteiro, onde desagua.

Ao longo do percurso é possível acompanhar a história de uma vila onde o rio teve uma importância crucial no desenvolvimento económico da região, graças aos moinhos que aproveitavam a força da água e que ainda existem subsistem na zona, embora desativados. Alguns chegaram mesmo a ser transformados em habitações. Encontrará também no trilho do Rio Febros monumentos com séculos de existência como pontes de cimento, alvenaria e ferro, espigueiros, entre outros.

 

Localidade: Vila Nova de Gaia
Distância: 4,5 km (ida); 9 km (ida e volta)
Dificuldade: Fácil
Para: trekking, trail running, BTT

 

Powered by Wikiloc
 
Fonte: https://4men.pt/treino/trilhos-para-fazer-em-portugal-trilho-do-rio-febros/

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.