Este blog surge da necessidade de participar e assistir a eventos de sobre desporto, ultrapassando as dificuldades actuais e gerais em termos económicos, continuando da forma mais barata possível a ver e sentir o desporto local, regional, nacional e internacional.

 

CULTURA | SEMPRE | TODO O ANO

 

Follow

 

Quinta-feira, 1 de Março de 2018

Há um trilho incrível num vulcão para conhecer nos Açores

A passo acelerado ou a correr, este é o o pretexto ideal para se pôr em forma e, claro, para uma visita à ilha do Faial.

 

Em Portugal continental há centenas de trilhos para percorrer, mas poucos rivalizam com a beleza selvagem e natural das ilhas, neste caso dos Açores. Para percorrer a caminhar ou a correr, a zona histórica da Ilha do Faial tem um percurso que vale a pena visitar e que pode ser um bom pretexto para fazer uma viagem até ao arquipélago.

O trail do Monte da Guia é o primeiro percurso sinalizado de trail running dos Açores. É um caminho circular com uma extensão de 3,4 quilómetros que se percorre em cerca de uma hora e meia. A zona em redor do vulcão do Monte da Guia está classificada como Paisagem Protegida e regulamentada pela Rede Natura 2000 como Zona Especial de Conservação. O percurso faz-se a partir deste monte, mas leva-o também ao Monte do Queimado. Pelo caminho, é possível admirar as praias de Porto Pim e a Ponta do Neptuno.

O caminho tem uma altitude máxima de 150 metros e arranca a partir do parque de estacionamento da Praia do Porto Pim. Junto ao Observatório do Mar dos Açores, suba até ao miradouro da Lira, de onde é possível ver a baía com o forte de São Sebastião do outro lado.

Siga pela estrada com passagem pela capela da Nossa Senhora da Guia, até encontrar as crateras do vulcão submarino do Monte da Guia. No Aquário do Porto Pim, é possível ver algumas das espécies mais comuns do mar dos Açores e a entrada da Casa Dabney, que remonta às gerações de uma família de cônsules norte-americanos que moraram no Faial.

Quase a terminar, depois da praia, passe pela Rua da Rosa e siga pelo cume do Monte do Queimado, aproveitando para admirar a vista sobre a marina da Horta.

 

Localidade: Horta, Ilha do Faial, Açores
Distância: 3,4 km (ida e volta)
Dificuldade: Fácil
Para: trekking e trail running

 

Powered by Wikiloc
 
Fonte: https://4men.pt/treino/trilho-incrivel-vulcao-acores-monte-da-guia/

publicado por gruponet às 13:30
link do post | comentar | favorito
partilhar

.passa a palavra

Tens conhecimento de algum evento desportivo que queiras partilhar? Envia um email para: gruponet @ sapo.pt

.participar

. participe neste blog

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Maio 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. Record Challenge Park: ma...

. 2º Algarve Fitness Challe...

. A maior ecopista de Portu...

.arquivos

.mais sobre mim

 

subscrever feeds

 

. receba Posts por email:

distribuído por FeedBurner

.links

RSS Feed Widget
Tempo Lisboa