Mas raio é a Via Algarvina?
"Um projeto estruturante para o interior Algarvio"
Projeto
O que é a Via algarviana?
É um projecto nascido em 1995, fruto da troca de ideias e da conjugação de esforços entre a Associação Almargem e os Algarve Walkers, com o objectivo de implementar uma rota pedestre entre o Baixo Guadiana e o Cabo de S. Vicente, atravessando o interior do Algarve. Pretende ser um tipo de espinha–dorsal de percursos pedestres,com vista a complementar a oferta de acordo com os gostos e capacidades dos caminheiros.
Objectivos
A implementação da Via Algarviana pretende atingir vários objectivos relacionados com o Interior Algarvio, em vertentes como o turismo, desporto, conservação da natureza, desenvolvimento rural, valorização do patrimonio cultural, etc. De uma forma geral, pretende-se:
- Potenciar a prática do pedestrianismo e outras formas de ecoturismo na região Algarvia;
- Contribuir para a diversificação da oferta turística da região e para o combate à sazonalidade;
- Promover a divulgação e valorização do património cultural e ambiental da região;
- Contribuir para a consolidação de pequenas iniciativas económicas existentes na região, bem como para a criação de outras em torno da Via Algarviana;
- Contribuir para o atenuar do fenómeno de desertificação no interior do Algarve e melhorar a qualidade de vida das populações serranas
- Promover o desenvolvimento sustentado do interior do Algarve.
Percurso
A Via Algarviana é uma Grande Rota Pedestre (GR13) que liga Alcoutim ao Cabo de S. Vicente, com uma extensão de 300km, na sua maioria instalados na Serra Algarvia. Pretende-se que venha a fazer parte das Rotas Trans-Europeias, ligando-se ao E4 e ao E9.
O itinerário atravessa 11 concelhos do Algarve (Alcoutim, Aljezur,Castro Marim, Tavira, S. Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos, Portimão e Vila do Bispo) e cerca de 21 freguesias, sendo que em 2 dos concelhos apenas estão previstas, para já, ligações ao itinerário principal . Em cada freguesia, houve a preocupação de aproximar a via dos locais de maior interesse natural e cultural, bem como de serviços de alojamento e restauração, incluindo empreendimentos de Turismo Rural, aldeias típicas do interior algarvio, etc.
Para além do seu valor intrínseco, a Via Algarviana pode ser considerada a “espinha-dorsal” de uma rede de percursos pedestres no Algarve, que a complementam e lhe criam diversas alternativas, ao sabor dos gostos e das capacidades dos caminhantes. Neste sentido, todos os percursos que cruzam com o traçado da Via Algarviana são divulgados e identificados no terreno, bem como aqueles que se liguem a esta.
O percurso será segmentado em troços até 30km, que possuem uma ficha interpretativa e de informação disponível no site. Pretende-se divulgar tudo que esteja relacionado com o patrimonio natural e cultural, bem como os alojamentos, restaurantes e serviços de apoio.
Guia Informativo / Guide [PDF]
Modalidade BTT
A Via Algarviana é ciclável em mais de 90%, dependendo das capacidades dos ciclistas, esta pode ser percorrida na sua globalidade em poucos dias, no entanto recomenda-se efetuar o percurso no mínimo em cinco dias. No geral, este percurso é bastante exigente em termos físicos e em termos técnicos, pelo que quem o desejar percorrer na modalidade BTT deverá ter uma boa preparação física.
Apesar do percurso se encontrar todo sinalizado, aconselha-se aos praticantes desta modalidade utilizar GPS e descarregar as coordenadas existentes no website. Abaixo será apresentado o planeamento do trajeto em 5 dias, com as respetivas fichas técnicas, salienta-se que todas as caraterísticas são apresentadas no sentido recomendado, desde Alcoutim ao Cabo de São Vicente, pelo que deverá ter em conta o acumulado de subida e descida pois caso decida efetuar o trajeto no sentido inverso ao recomendado não se esqueça que o valor destes fatores inverte-se, assim a dificuldade dos setores por vezes varia consoante o sentido em que se realiza.
Aconselha-se a que leia com atenção as descrições dos setores que se encontram no separador da modalidade pedestre, pois assim poderá planear melhor a sua viagem! Apesar da sua exigência, vale a pena percorrer a Via Algarviana em BTT, este é sem dúvida um desafio que o marcará!
Contactos
Associação Almargem – Projecto Via Algarviana
Sede: Rua de S. Domingos Nº 65 . 8100-536 Loulé
Morada Postal: Apartado 251 . 8100 Loulé
Telefone +351 289 412 959
Fax +351 289 414 104
IN: www.viaalgarviana.org