Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sportALL

Desporto para Todos!

sportALL

Desporto para Todos!

sportALL :: TURISMO OUTDOOR É APOSTA MUNICIPAL

Antecipando a Surf Summit, a Conferência Internacional do Turismo Outdoor (sportALL - Conferência Internacional de Turismo Outdoor | 4 de novembro | Ericeira) reuniu, na Ericeira, reputados oradores nacionais e estrangeiros para refletir sobre um segmento em franco crescimento e que constitui, nas palavras da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “uma forma de promover a redescoberta do território nacional, gerando atratividade no destino todo o ano”. Neste evento, o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, anunciou que o outdoor é aposta para as próximas décadas, contribuindo para a valorização dos recursos endógenos: da terra ao mar.

 

Na conferência promovida pelo Município de Mafra foram abordados os principais desafios no âmbito do turismo outdoor, em matéria de ordenamento do território, sustentabilidade ambiental, licenciamento, financiamento, comunicação e qualificação da oferta, designadamente ao nível da formação, da segurança e da certificação.

 

Mediante a apresentação de casos internacionais de boas práticas (Sligo, North Wales, Kildare, Conwy e Urola Kostako), foi possível constatar que, mais do que atividade física em contacto com a natureza, o turismo outdoor é uma verdadeira experiência de imersão na identidade dos destinos turísticos.

 

OS NÚMEROS DO TURISMO OUTDOOR NO CONCELHO DE MAFRA

  • 80% da área do Concelho coberta com paisagem natural;
  • 13 praias, incluindo uma Reserva Mundial de Surf com sete ondas;
  • 102 km de percursos pedestres georreferenciados;
  • 136 km de trilhos de BTT georreferenciados;
  • Mais de 2.000 caches, que fazem do Concelho uma referência no geocaching;
  • 64 empresas de animação turística e marítimo-turísticas a operar no território.

 

Mais informação:

http://www.cm-mafra.pt/pt/municipio/turismo-outdoor-e-aposta-municipal